Já estão disponíveis os Relatórios Gerenciais de Fevereiro
Como vocês já sabem, o mês de fevereiro foi marcado pela proliferação do Coronavírus para países que não apenas a China, principal foco da doença até então, o que consequentemente afetou o mercado como um todo.
Espera-se um curto-prazo de maior volatilidade e incerteza, o que poderá impactar o resultado de nossos perfis de investimentos. O risco de uma recessão global aumentou consideravelmente nos últimos dias e isso faz com que o mercado de renda variável (ações), uma das posições do fundo, sofra mais com quedas abruptas do Ibovespa (principal índice da bolsa de valores no Brasil). Porém, operações de proteção que já foram feitas e estão sendo mantidas mostraram-se bastante eficientes, minimizando os impactos nos investimentos.
Resumindo, à medida que este risco aumentou, houve também uma desconfortável, porém inevitável, reprecificação dos ativos, no Brasil e no mundo. No relatório gerencial mostramos o resultado dos perfis. Nota-se que os perfis com maior alocação em renda variável sofreram bem menos, quando comparados ao benchmark (mercado), por conta dos hedges (proteção) realizados.
A mensagem final que a Previ Novartis deixa é: acontecimentos como esse são imprevisíveis, mas o histórico de casos assim mostra recuperação no médio e longo prazo. Entendemos que o ano de 2019 foi atípico positivamente, entretanto, perfis não conservadores precisam estar preparados para alguma incerteza e volatilidade ao longo de 2020.
Relatório Mensal Fevereiro 2020