Pular para o conteúdo Pule para a navegação principal Pular para o rodapé

Notícia Rentabilidade da Previdência Privada

O ano passado foi ruim para a previdência privada. PGBLs e VGBLs com aplicações só em renda fixa renderam 4,62%, diante de um CDI de 8,06%. Perderam até para a inflação de 5,91%. E os que aplicaram 49% em renda variável, em ações, tiveram rentabilidade negativa de 3,02%. Já nos fundos de pensão, foi um pouco melhor.
Agora, da mesma forma que houve perdas em 2013, na maioria dos anos anteriores houve ganhos substanciais.

Exemplo: os fundos de pensão renderam, em média, 15% ao ano nos últimos 10 anos e só em um deles a rentabilidade foi negativa.

Larry Fink, da BlackRock americana, disse que se um investidor em ações saísse a navegar pelo mundo no dia 01 de setembro de 2008, antes da quebra do Leman Brothers, sem contato com televisão, rádio ou internet, e retornasse 5 anos depois, veria que a maioria das ações valiam bem mais que antes de sua partida. Como se não tivesse existido uma crise mundial no meio. Pois é assim, em investimentos de longo prazo- como para aposentadoria- o que importa é o que acontece no conjunto dos anos e não em um só ano. Um ano ruim não é razão para cair fora e realizar prejuízo.

Agora, se no conjunto tem sido ruim, mude de previdência.

(Renato Follador – CBN).

Cookie Settings