Yara Baxter é a homenageada da Previ Novartis no Dia do Aposentado 2020
Cerimônia promovida pela Abrapp comemora a data e homenageia um dos aposentados da Previ Novartis, este ano, a escolhida foi Yara Baxter.
Em 23 de janeiro de 2020, comemorou-se o Dia Nacional do Aposentado. Organizado pela Abrapp e pelo Sindapp, o evento contou com mais de 200 pessoas para homenagear aposentados e aposentadas das associadas.
“A comemoração do Dia do Aposentado é motivo de muito orgulho, pois mostra que nosso sistema está cumprindo sua missão principal. É um dia tão emblemático que representa a abertura de nosso calendário anual de eventos”, explica Luís Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Abrapp.
A Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), promove anualmente o evento. Em 2020, a comemoração em São Paulo, enfatizou a solidez e a governança do sistema de Previdência Complementar Fechada e discutiu novos conceitos. Um dos temas abordados foi o fato do Brasil ser um país que deixará de ser jovem em um curto espaço de tempo. Por isso, a Previdência deve estar na pauta da sociedade nas próximas décadas.
A Previ Novartis esteve presente no evento homenageando a aposentada Yara Baxter, que recebeu a premiação da Entidade. O evento reuniu aposentados de outros fundos de pensão, enfatizando a importância de um bom planejamento financeiro e pessoal para desfrutar de uma aposentadoria saudável e tranquila.

Em entrevista à Previ Novartis, Yara contou um pouco sobre a homenagem e como se planejou para sua aposentadoria. Vamos conferir!
Previ Novartis: O que te motiva como aposentado?
Yara Baxter: Sigo muito o lema “aposentada” pelo sistema público e privado de aposentadoria, mas não aposentada da vida! Hoje trabalho no 3º setor, apoiando a Fundação Novartis na iniciativa Better Hearts Better Cities numa parceria com a Secretaria de saúde da Cidade de São Paulo. Em alguns momentos me dou conta que trabalho mais horas por dia do que trabalhava quando estava na Novartis Biociências.
Previ Novartis: Como seria sua vida hoje se não tivesse aderido a Previ Novartis?
Yara Baxter: Seria difícil! (Risos)
É muito tranquilizador saber que fomos bem orientados durante muitos anos para que chegássemos neste momento num modelo de “gerenciamento financeiro da vida” mais confortável e previsível.
Sabemos que representamos uma parcela pequena da população que poupou durante anos para ter um ciclo pós trabalho formal assim organizado…e me sinto orgulhosa por fazer parte deste seleto grupo!
Obrigada Novartis/Obrigada Previ Novartis!
Previ Novartis: Quando você aderiu a Previ Novartis, seu intuito era usufruir desse dinheiro apenas na aposentadoria?
Yara Baxter: Bem, na verdade, quando me inseri na Previ Novartis, em 1996/97 sequer imaginava o que realmente significava este modelo de investimento/poupança a “perder de vista”! Nesta ocasião meu conceito era similar ao da maioria: pensar em aposentadoria é “coisa de velho”! Mas entendi pelas orientações que era uma coisa séria, avançada para o “nosso tempo” e que merecia que “apostássemos” nisto! Vale dizer que a Previ Novartis sempre foi considerada um dos melhores (senão o melhor) modelo de previdência privada. Com o passar do tempo meu envolvimento como conselheira da Previ, ou mesmo orientando colaboradores da minha equipe para que aderissem à Previ, ou estudando melhor a Previ para ocasiões de contratação de pessoas e passássemos a eles mais este benefício para considerarem na oferta de trabalho (atraindo e/ou retendo talentos), todas estas formas de amadurecimento me fizeram valorizar mais e mais o que tínhamos nas mãos. No meu caso, sim, sempre pensei em usufruir este recurso na ocasião da aposentadoria! Que é o que estou fazendo…!
Previ Novartis: Conte um pouco sobre o momento em que percebeu que a aposentadoria estava próxima. Como se sentiu?
Yara Baxter: Feliz! Tinha um projeto de vida que seria o de me dedicar ao terceiro setor e ter a agenda mais flexível. Bingo! É exatamente o que tenho feito. Trabalho com a agenda mais flexível, consigo voltar da praia na 2ª. feira ou mesmo ir na 5ª feira! Sigo surfando em família, por dois anos fomos consecutivamente para um período de Surf na Costa Rica, e hoje tenho bastante facilidade para ajustar a agenda com todas as responsabilidades e lazer!
Previ Novartis: O que você diria para os que ainda não começaram a poupar para a aposentadoria?
Yara Baxter: Nunca é tarde! Mas se não começou ainda, comece o mais rápido possível a partir “de agora”!