Informações sobre Investimentos
Caros Participantes,
A PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) disponibilizou um estudo no qual apurou a rentabilidade de todas as Entidades Fechadas de Previdência Complementar no ano de 2013. Fazendo uma média aritmética de todos os fundos, a rentabilidade média no ano passado foi de 0,2% conforme o arquivo abaixo:
O cenário inicial de 2014 continua sendo de incerteza, tendo o mês de janeiro um resultado negativo tanto em renda fixa quanto em renda variável, enquanto que o início de fevereiro apresentou uma leve alta nos dois segmentos.
A Previ Novartis tem como apoio os serviços de consultoria da Towers Watson, que em um de seus comunicados fornece mais detalhes do cenário atual:
Os fracos resultados dos fundos de pensão se iniciaram em 2013 e são bem diferentes das perspectivas que se tinha em 2012, ano de altos retornos. Como base de comparação temos um estudo realizado pela ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), que indica uma rentabilidade média de 15,37% no ano de 2012.
Ressaltamos que em breve a Previ Novartis disponibilizará perfis de investimentos a todos os participantes, e é importante que todos se aproximem cada vez mais mercado financeiro. Iremos iniciar uma campanha de educação financeira com ajuda da Towers Watson após aprovação dos novos regulamentos e iremos intensificar a comunicação através deste site para auxiliar nas escolhas dos perfis.
Atenciosamente,
Previ Novartis